Curadoria

Rosely Nakagawa é curadora e editora independente. Graduou-se em Arquitetura na USP e especializou-se em Museologia (USP) e em Semiótica da Comunicação (PUC-SP). Foi sócia fundadora das Edições João Pereira (1974), curadora fundadora da galeria Fotoptica (1979 a 1986), curadora da Casa da Fotografia Fuji (1997 a 2004), curadora da Galeria Citibank (1989 a 2002) e curadora das galerias FNAC (2004 a 2009).

Atua como curadora e leitora de portfólios em festivais e semanas de fotografia no Brasil e no exterior desde 1985. É membro do conselho do Memorial da Cultura Cearense, do festival Paraty em Foco e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

Entre seus trabalhos recentes no Brasil estão a curadoria da exposição “Paraísopolis, uma cidade dentro da outra” (Renata Castello Branco, SESC Pompéia – SP), “Interior Profundo” (Julio Santos, Pinacoteca do Estado de São Paulo), Fotograma Montevideo (Uruguai, em parceria com o curador Diógenes Moura) e Panorama da Fotografia Paraense (Casa das Onze Janelas, Belém do Pará).

Em São Paulo, onde reside, atua nos espaços Fundação Bienal, Caixa Cultural, MASP, Pinacoteca do Estado, Centro Cultural Vergueiro, Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e SESC, além de fundações e galerias particulares.

No exterior, foi curadora de diversas mostras de fotografia contemporânea nos Estados Unidos (MoMA, Long Island, Gugguenheim Soho e Centro de Cultura Brasil-EUA), na França (Festival de Arles e Centro Regional de Fotografia Douchy les Mines) e em Portugal (Museu de Estremoz).

Foi curadora da mostra “MixSintese” de artistas nipobrasileiros (Nagoya, Japão, 2009) e da exposição “Extreme” (Festival Europalia, Bélgica, 2011). Realizou leituras de portfolio e workshops em diversos festivais no México (Centro de La Imagen, 1996 a 2011) e em Montevidéu, no Uruguai (CDF, 2012).

Editou os livros de fotografia “Thomaz Farkas – Fotógrafo” (DBA), “Thomaz Farkas – Notas de Viagem” (Cosac & Naif), “Encontros com a Fotografia” (FNAC/Tempo d’Imagem), “Luis Humberto – Fotógrafo” (Tempo d’Imagem), “Julio Santos, Mestre da Fotopintura” (Tempo d’Imagem/Funarte), “Benedito Duarte” (Cosac & Naif), “Carlos Moreira” (Edições SESC), “Habitants” (Marco Alves), “Edu Mello – Portfolio” e “Paraisópolis” (Renata Castello Branco).